terça-feira, 4 de setembro de 2012

SOS CABELOS SECOS - UMECTAÇÃO CAPILAR

Postado por Mah às 16:17
Olá meninas, o assunto deste post eu acho muito importante porque mostra uma maneira de hidratar os cabelos um pouco diferente das máscaras a que estamos acostumadas.


O assunto pode parecer simples mas na verdade é bem extenso, por isso vou fazer este post com um resumo de tudos e posteriormente irei me aprofundar em cada um dos tópicos deste post.

Fiz um curso de terapia capilar (mas não sou terapeuta capilar) a fim de aprender mais sobre cabelos e um dos assuntos tratados era a não tão famosa Umectação Capilar e hoje vou falar para vocês um pouquinho do que aprendi e do que faço.


Vou começar falando para vocês qual é o melhor hidratante para cabelos existente no mundo inteiro, na verdade ele é bem baratinho e todo mundo tem acesso: é o ÓLEO cheio de nutrientes produzido pelas nossas glândulas sebáceas presentes no couro cabeludo.


Foto: 2beauty.com.br


Você que está lendo este post agora deve estar se perguntando: Se eu produzo este óleo diariamente, então porque as pontas do meu cabelo e parte de seu comprimento estão ressecadas?


A resposta é simples este óleo não consegue descer da raiz do cabelo até as pontas, fazendo com que quanto mais próximo da raiz mais hidratado e brilhante seja o fio.  


Para vocês terem uma idéia, dependendo do tipo de cabelo (liso, ondulado ou cacheado) este óleo pode chegar a descer até 20 cm, sendo mais difícil para os cabelos cacheados. Mas para que ele possa descer tudo isso é necessário pentear e escovar os fios diariamente com uma escova de cerdas 100% naturais.


Assim, estas cerdas farão com que o óleo desça o máximo possível, todavia, com certeza mesmo assim não chegará até as pontas. Daí a importância de quem tem cabelos oleosos usar condicionador nas pontas dos fios para mantê-los sempre hidratados.


Foto: sitemedico.com.br


A Umectação Capilar surgiu pelo fato de que o nosso hidratante capilar produzido pelas glândulas sebáceas é um óleo, sendo portanto um líquido e não um creme. O óleo tem maior facilidade de penetração na fibra capilar desde que seja um óleo vegetal ou animal sem óleo mineral em sua composição.

Foto: vacaamarela.art.br

Alguns óleos muito bons para serem usados na Umectação Capilar são: o azeite de oliva extra virgem, óleo de amêndoas, óleo de semente de uva, óleo de girassol, o tão falado óleo de argan e muitos outros.


A melhor maneira de se fazer a Umectação é aplicando o óleo em todo o cabelo, massageando suavemente, e deixá-lo agir nos fios por até 30 minutos ao ar livre (sem usar touca de qualquer tipo). Em seguida lave os fios normalmente. Garanto que você sentirá a diferença desde a primeira aplicação.


Não é necesário usar qualquer fonte de calor para o tratamento em casa, nosso calor corporal já faz este papel. Lembrando que isto vale para os óleos naturais, se for um óleo cosmético como o vendido pela marca Avon siga as instruções do fabricante.


Muita gente faz a umectação capilar com a aplicação do óleo nos fios durante a noite e lavando-os pela manhã. Eu fiz uma vez e me arrependi pois o óleo entrou em contato com o couro cabeludo durante a noite e o deixou mais oleoso ainda. E pior, este excesso de óleo pode formar uma barreira impedindo o nascimento de outros fios de cabelo (estou preparando um post sobre queda capilar e seborréia que vai explicar melhor tudo isso).


Se você quiser deixar o óleo agir por mais tempo, tudo bem, mas para quem tem raiz oleosa eu não aconselho a fazer o tratamento e dormir com o óleo na cabeça.


Uma dica legal é usar uma gotinha de óleo nas pontas dos fios para mantê-las sempre hidratadas e tratadas.


Este tratamento é maravilhoso para cabelos que estão muito danificados, secos, com postas duplas, quebradiços ...


Espero que vocês tenham gostado deste post e se joguem na Umectação Capilar.


Bjsss

7 comentários:

Unknown on 4 de setembro de 2012 às 21:28 disse...

Comprei o óleo de coco para fazer umectação vamos ver no que vai dar, e e uso óleo de ricino no couro cabeludo para seborreia e tem me ajudado muito.

Amei tudo flor. Sucesso

Bjossss

http://inlovecabelos.blogspot.com.br/

Mah on 4 de setembro de 2012 às 21:45 disse...

Eu ainda não usei óleo de ricino no couro cabeludo, para esta semana vou postar sobre um produto baratinho e que me ajudou a acabar com a seborréia. Tenho certeza de que você vai gostar!
Muito Sucesso para você também
Bjoss

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Erika Nasch on 30 de outubro de 2012 às 18:06 disse...

Oi Mah! Conhecendo seu blog agora... ótimo post! Adorei o blog e já estou seguindo! parabéns! bjks
http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br

Rocio on 30 de dezembro de 2012 às 17:40 disse...

muito obrigado pela informação, porque eu tenho o cabelo danificado e estou procurando hidratação para cabelo. Vou implementar as dicas que você diz. beijos

Unknown on 17 de abril de 2013 às 10:11 disse...

Oi linda, procurando como melhorar o ressecamento do meu cabelo, encontrei seu blog e já fiquei.
Convido vc a participar do sorteio q esta rolando no meu blog http://meninamulhercomglitter.blogspot.com
Bjins

Mah on 27 de maio de 2013 às 16:15 disse...

Olá Margarida, fico muito feliz com seu comentário,obrigada pelo carinho!

 

SOS DO CABELO Copyright © 2011 Design by Ipietoon Blogger Template | Ugg Boots Sale | web hosting