terça-feira, 4 de setembro de 2012

PERGUNTAS E RESPOSTAS: VOCÊ CONHECE O SEU COURO CABELUDO?

Postado por Mah às 16:18
É muito comum nos preocuparmos com a saúde dos nossos fios, investimos uma montanha de dinheiro comprando cremes, ampolas, condicionadores, reparadores de pontas e muito mais, tudo isso para realizar o sonho de ter cabelos de capa de revista. O que não percebemos, é que nesta marotona de cuidado com os cabelos esquecemos de cuidar do principal o nosso COURO CABELUDO.

Em todos os cursos de terapia capilar que fiz, e nas vezes em que realizei terapias capilares em clínicas especializadas, percebi que o cuidado com o couro cabeludo é fundamental, e se não cuidarmos direitinho dele hoje amanhã teremos que gastar por volta de R$ 400,00 em cada terapia para termos o nosso couro cabeludo saudável novamente. Alguns problemas que percebemos em nossos fios são consequência do que acontece em nosso couro cabeludo.

Se o seu couro cabeludo é seco ou oleoso e você não começar a ter alguns cuidados com ele hoje, no futuro você poderá ter problemas mais graves como dermatite, caspa e queda.

Pensando nisso, vou começar uma série de posts que ensinará a cuidar direitinho do seu couro cabeludo (seja ele oleoso ou seco). Algumas técnicas que eu vou ensinar para vocês resolverão alguns problemas como queda, excesso ou falta de oleosidade dentre outros. 

Antes disso vou explicar um pouquinho sobre as glândulas sebáceas, e mais para frente quando o tema umectação capilar for abordado nos próximos posts você entenderá como estes dois assuntos estão interligados.

Em nosso couro cabeludo temos milhares de bulbos capilares e de glândulas sebáceas.
Foto: Sandro Salanitri

Podemos perceber que a glândula sebácea está acoplada a cada fio de cabelo em nossa cabeça, ficando clara sua importância. A função destas glândulas sebáceas é produzir SEBO/ÓLEO que é uma fonte de lipídeos (como os ácidos graxos).

Mas por que o SEBO é importante? Este SEBO nutre o fio do cabelo desde o início de sua produção, sendo responsável pelo seu nascimento com brilho e saúde. É exatamente por isso que QUANTO MAIS PRÓXIMO DA RAIZ MAIS SAUDÁVEL E BRILHANTE SERÁ O FIO.

Acredito que depois desta explicação bem resumida algumas dúvidas devem ter surgido:

1) O que isso importa para mim?

Importa muito! Pode parecer bobagem, mas para entendermos como cuidar de nossos cabelos temos que saber como funciona sua raiz e, portanto, o nosso couro cabeludo. Afinal se para o cabelo crescer é necessária a produção de sebo, ele é fundamental para nossos fios da raiz até as pontas.
2) Se o sebo é importante para o fio do cabelo então ele desce da raiz até as pontas para manter o cabelo nutrido e brilhante?
Isso depende de 3 fatores: a quantidade de sebo produzida pelas glândulas sebáceas, o comprimento dos seus fios, e se seus cabelos são lisos, ondulados ou cacheados.

Quanto maior a quantidade de sebo produzida, mais este óleo conseguirá descer ao longo do fio do cabelo, e menor será a porcentagem do fio que estará seca pela falta de sebo.

Quanto menor o comprimento do cabelo maior a possibilidade das pontas dos fios receberem sebo e estarem seladas e brilhantes.

Quanto mais liso for o seu cabelo mais fácil será para o sebo descer ao longo de seu fio e chegar mais perto das pontas, afinal em um cabelo ondulado ou cacheado o sebo terá de atravessar várias curvas em sua descida ao longo do fio o que é mais difícil.

3) Até quantos cm o sebo consegue descer ao longo do fio?

- couro cabeludo seco - glândulas sebáceas produzem pouco sebo - o óleo descerá por volta de 4 cm.
- couro cabeludo normal - glândulas sebáceas produzem uma quantidade normal de sebo - o óleo conseguirá descer até 15 cm.
- couro cabeludo oleoso - glândulas sebáceas produzem muito sebo - o óleo conseguirá descer por até 20 cm.

OBS: Esta quantidade em cm diminuirá quanto mais cacheado for o seu cabelo.

4) Ahh então é por isso que sempre se fala para passar o condicionador ou máscara capilar apenas nas pontas?

Com certeza, afinal, próximo à raiz os cabelos recebem todos os óleos que necessitam para estarem nutridos, sendo desnecessário o uso de condicionadores naquela região.

5) Se o meu cabelo é comprido tem mais de 20 cm existe alguma forma de fazer o óleo descer além de 20 cm?

Existe sim, através de uma técnica capilar muito simples que é a escovação dos fios.

6) Por que devo me importar se o óleo do meu couro cabeludo desce 4 cm ou 20 cm?

Você deve se importar porque a melhor nutrição que existe para os nossos fios não é o óleo de argan ou a máscara mais power do momento, mas sim o óleo que seu couro cabeludo produz especificamente para você. Exatamente por isso que eu ensinarei como poderemos aproveitá-lo ao máximo em nossos fios, sendo que as raízes oleosas e secas também serão beneficiadas respectivamente pelo não acumulo de óleo e pela maior produção deste.

7) Mas o sebo também pode ser vilão?

Sim, quem tem oleosidade excessiva no couro cabeludo pode ter coceira, caspa, dermatites e inclusive um cheiro ruim na cabeça. E o pior não é isso, em consulta com um tricologista, descobri que o excesso de sebo no couro cabeludo forma uma barreira que impede o nascimento de novos fios de cabelo.

8) Se o meu cabelo é oleoso posso fazer com que o sebo ao invés de vilão se torne meu amigo?

Sim, há várias formas de controlar esta oleosidade e algumas práticas simples como a escovação capilar impedirão que esta oleosidade se acumule no couro cabeludo.

8) A raiz do meu cabelo é seca, eu posso fazer algo para aumentar a produção de sebo?

Sim, é claro que pode com uma técnica de massagem do couro cabeludo.

A escovação dos fios é uma técnica capilar importantíssima para todos os cabelos e deve ser realizada diariamente de dia e de noite. Para quem tem a raiz do cabelo mais seca a massagem capilar ajudará e muito a aumentar a produção de óleo pelas glândulas sebáceas.

Estas duas técnicas serão o assunto do próximo post.

Fiquem a vontade para perguntar terei o maior prazer em ajudá-las.

Bjoss

Mah

14 comentários:

Anônimo disse...

Estou louca para aprender esta massagem capilar. Vc vai postar logo aqui no blog?

Unknown on 4 de setembro de 2012 às 19:26 disse...

Olá,
Simplesmente amei as informações que postou no seu blog. Super importantes, bem explicadas, fácil de entender.
Amei.
Muito obrigada por passar a diante, informações boas assim.

Muito obrigada mesmo.
Tenho o cabelo super seco, nada de oleo, nada mesmo. Faço uso de umectação sempre. Adorei o outro post também, alias...gostei de todos.
To super te seguindo.

Liia
aprendendosobrecabelo.blogspot.com

Mah on 4 de setembro de 2012 às 19:32 disse...

Vou sim!! Você com certeza vai adorar, acho que amanhã já estará no ar. Bjss e obrigada pela visita

Mah on 4 de setembro de 2012 às 19:54 disse...

Oi Liia!! Fiquei super feliz com o seu comentário, muito obrigada pelos elogios. Criei este blog para compartilhar algumas dicas que eu uso e dá super certo. A minha mãe tem o cabelo seco e faz sempre a umectação.
Bjss
E muito obrigada pela visita!!

Sandra Gomes on 4 de setembro de 2012 às 21:59 disse...

Oi querida obrigada por me visitar e me seguir estou retribuindo.
Conta logo tudinho sobre como tratar os fios.
Beijo
http://beleza-facil.blogspot.com.br

Mah on 4 de setembro de 2012 às 22:26 disse...

Oi Sandra que bom ver vc aqui! É uma pena que não dá para postar tudo de uma vez, tem tanta coisa que eu achei melhor ir aos poucos para explicar direitinho.
Vem muitas dicas por aí.
Obrigada por vir me visitar
Bjsss

Aurélia Mattos on 5 de setembro de 2012 às 01:16 disse...

adorei suas dicas. bjss

Mah on 5 de setembro de 2012 às 14:27 disse...

Oi Aurélia!! Fico feliz que tenha gostado das dicas!! Muitas outras ainda vão vir.
Bjsss
Mah

Fefa on 5 de setembro de 2012 às 15:02 disse...

Oi Mah!
Cheguei aqui através do seu comentário no blog da Diana Lee.
Menina, já li seus posts e estou adorando, muito interessante!!

Me identifiquei com algumas características do seu cabelo (tenho raiz oleosa e lisa, os fios são mais para seco e levemente ondulados e as pontas, hj posso dizer que estão normais), apenas não faço nenhum alisamento (já fiz EP) pq assumi o volume e adoro! aha

Sobre o couro cabeludo, nossa eu acho mto importante! Estou sempre de olho, uma a duas vezes por semana, uso xampu esfoliante para cabelos oleosos (o que vc acha desse tipo de produto?), sempre massageio ao lavar...e isso faz diferença sim!!!

Parabéns pelo blog, vou ficar de olho nas próximas dicas!!!

Mah on 5 de setembro de 2012 às 15:14 disse...

Oi Fefa!! Seja bem-vinda aqui no SOS do Cabelo!! Ter a raiz oleosa do cabelo pode ser um problema. Esfoliação no couro cabeludo para quem tem a raiz oleosa é fundamental!!! Pode usar xampu esfoliante que é ótimo!! Hoje ainda irei postar uma dica de esfoliação para o couro cabeludo.
Muito obrigada pelos elogios!!
Bjoss

Anônimo disse...

Tenho uma pergunta, arranhões superficiais no couro cabeludo podem obstar o nascimento de cabelo? ou teria que ser uma lesão mais profunda? Desde já, agradeço...

Mah on 27 de maio de 2013 às 16:14 disse...

Olá Anônimo, normalmente só cessa o crescimento de fios em áreas que sofreram cortes mais profundos e em que há cicatrização de tecidos ou pontos. Acho melhor você procurar seu dermatologista de confiança para analisar seu couro cabeludo e ver a profundidade dos arranhões.

Anônimo disse...

Meu cabelo e oleoso e tem um cheiro muito ruim mesmo eu lavando ele todo dia,já usei vários produtos para cabelos oleosos mas nada resolver oque devo fazer me ajude por favor

Mah on 4 de novembro de 2013 às 17:05 disse...

Olá Anônimo, utilize o sabonete de coco da granado, tem post sobre ele aqui no blog. Bjsss

 

SOS DO CABELO Copyright © 2011 Design by Ipietoon Blogger Template | Ugg Boots Sale | web hosting