terça-feira, 11 de setembro de 2012

DICA BARATA PARA A LIMPEZA DO COURO CABELUDO

Postado por Mah às 17:50

Ontem falamos um pouco sobre a terapia capilar para o couro cabeludo com a utilização de óleos vegetais. Eu percebi pelos e-mails que recebi que muitas dúvidas surgiram, então resolvi fazer este post esclarecendo todas elas, antes de começar o post de hoje.

SEBO DAS GLÂNDULAS SEBÁCEAS x ÓLEOS VEGETAIS

Se o excesso de sebo do couro cabeludo faz mal, como é que a utilização de óleos vegetais no couro cabeludo fará bem?

Ainda não expliquei isso para vocês, mas o excesso de sebo no couro cabeludo é o responsável por alguns problemas:

- queda dos cabelos

- dermatite seborreica

- caspa

- fator impeditivo do crescimento de novos fios pela barreira de sebo

Entretanto, os óleos vegetais (dependendo do óleo que for utilizado) servirão para tratar estes problemas, eles penetrarão profundamente atingindo os folículos pilosos e os resíduos que ficarem no couro cabeludo serão eliminados através da lavagem dos fios.

- óleo de coco: combate a caspa e a queda dos cabelos, facilitando o crescimento dos fios pela nutrição do folículo piloso

- óleo de jojoba: consegue dissolver o excesso de sebo do couro cabeludo, desintoxicando-o. Desta forma, trata a queda, dermatite seborreica e caspa.

- óleo de ricino: combate a caspa e a queda dos fios.

O óleo vegetal poderá se acumular no meu couro cabeludo, deixando-o mais oleoso ainda, ou pior, entupir meu couro cabeludo?

Não, se você realizar a aplicação do óleo vegetal no couro cabeludo, deixando-o agir por uma hora e depois lavando-o com shampoo, com certeza não ficará qualquer resíduo no seu couro cabeludo. Muito pelo contrário, todos os nutrientes do óleo terão sido absorvidos pelos seus folículos pilosos.

No caso da utilização do óleo de jojoba ele irá desobstruir seu couro cabeludo dissolvendo o excesso de sebo.

ESCOVAÇÃO X SEBO X ÓLEOS VEGETAIS

A aplicação de óleos vegetais não irá aumentar a quantidade de sebo no couro cabeludo, se a aplicação for realizada corretamente. A escovação é uma forma de eliminar o excesso de sebo do couro cabeludo, da mesma forma que a lavagem dos fios e a aplicação de óleos vegetais também é. As técnicas se complementam e podem ser utilizadas conjuntamente.

Agora vamos ao post de hoje, que na verdade está intimamente ligado  a esta terapia capilar.

DICA PARA LIMPEZA DO COURO CABELUDO

Quem tem cabelos oleosos sofre muito, afinal é muito desagradável ficar com o cabelo grudado na cabeça. Lavar o cabelo diariamente ajuda e muito a resolver o problema, mas em casos extremos a oleosidade volta depois de algumas horas.

Eu já testei quase todos os shampoos possíveis e imagináveis para cabelos oleosos, mas nenhum realmente resolvia o meu problema. Depois de muito procurar, descobri que a solução pode ser bem mais barata e mais simples do que eu esperava.

Depois de muitos anos sofrendo com meus cabelos mega oleosos e ter passado por muitos dermatologistas eis que um deles me dá a solução: SABONETE DE COCO.

Não, não é o sabão de coco que nós usamos para lavar a roupa, embora eu conheça quem use não faça isso pois pode causar alergias terríveis.

O sabonete de coco que me foi indicado é o da marca Granado. Ele é simplesmente ótimo e com o tempo ajuda a regular a oleosidade, por ter propriedades adstringentes.foto granado

Indicação: Cabelos oleosos.

Preço: por volta de R$ 4,00

Duração: dura pelo menos uns 6 meses para quem usar 3 vezes por semana

Efeitos a longo prazo: controla a oleosidade dos fios, mantendo-os limpos por mais tempo. Desta forma, quem lavava os fios diariamente poderá lavá-los dia sim e dia não.

Quem tem cabelos mistos com a raiz oleosa e as pontas secas pode usar o sabonete de coco?

Sim, pode usar normalmente, para isso tenho uma dica para vocês: proteja os fios com um pouco de condicionador ou óleo vegetal, assim, se a espuma entrar em contato com os fios eles não ficarão ressecados.

Como eu faço: eu deixo o restinho da espuma escorrer um pouquinho e lavar os fios. Aplico uma máscara e os cabelos ficam maravilhosos: as raízes soltas e as pontas hidratadas.

Quem tem os cabelos secos pode usar?

Se você quiser pode usar uma vez por semana para limpar profundamente o couro cabeludo, mas não esqueça de proteger os fios com condicionador ou óleo vegetal. Em seguida aplique um shampoo hidratante.

Perfume: Não deixa perfume nos fios.

Cor: o sabonete tem a cor branca

Benefícios: Limpeza profunda do couro cabeludo e até mesmo dos fios. É ideal para ser utilizado na terapia do couro cabeludo que eu ensinei no post de ontem. Ao invés de lavar os cabelos com shampoo, após o tempo de pausa no couro cabeludo lave-o com o sabonete de coco.

Também pode ser utilizado para lavar os fios após a realização da umectação capilar.

O sabonete pode ser aplicado também nos fios?

Pode sim, ele limpa muito bem os fios, preparando o cabelo para receber a máscara de sua preferência.

Modo de usar: Não esfregue o sabonete diretamente no couro cabeludo, espume com as mãos e aplique a espuma no couro cabeludo úmido. Massageie todo couro cabeludo e deixe agir por um minuto antes de enxaguar.

OBS: O sabonete de coco faz mais espuma do que um shampoo comum.

Devo utilizar um shampoo depois?

Mulheres: Podem usar um shampoo mais hidratante apenas nas pontas e se seus cabelos não forem muito oleosos pode aplicá-lo desde a raiz.

Homens: Podem usar outro shampoo em seguida, como por exemplo um shampoo anticaspa que não resseque.

Frequência de uso: A quantidade que me foi indicada é de 3 vezes por semana (segunda, quarta e sábado), sendo que eu lavo os fios diariamente. Para homens com cabelos muito oleosos pode ser utilizado diariamente.

Dica esperta: Quem tem pouco volume na raiz dos cabelos pode usar este sabonete e irá amar o volume que conseguirá, pois os fios próximos a raiz ficarão limpos e soltinhos.

Minha rotina de lavagem quando uso o sabonete de coco é:

1) Sabonete de coco

2) Shampoo perolado apenas no comprimento

3) Máscara hidratante ou nutritiva

Esta foi a dica barata e muito boa de hoje.

É isso por hoje meninas, espero que vocês gostem desta dica barata e ótima de hoje. Podem perguntar que eu terei o maior prazer em responder.

Bjoss

28 comentários:

Jo Turquezza on 11 de setembro de 2012 às 20:28 disse...

Dicas bem legais.
Vou passar para as amigas.
Beijos.

Mônica Barros disse...

Há muito tempo atrás eu usei, mas nem me lembro a marca...boa dica. Mas depois, vou passar o shampoo normalmente, no cabelo inteiro.
Bj.

Fefa on 12 de setembro de 2012 às 09:03 disse...

Olha Mah, sua dica pode ser barata, mas é muito valiosa! -trocadilho péssimo! rs. É sério, eu faço uso do sabonete de coco Granado faz muito tempo e ele me ajuda muito no meu couro cabeludo. Uso, normalmente 1x pro semana, mas no verão, às vezes essa frequência pode ser de 2x na semana, pq aqui faz muito calor! Ele resolve e limpa mesmo. É uma limpeza excelente!!!

Mah on 12 de setembro de 2012 às 16:36 disse...

Olá Turquezza, passa a dica sim porque este sabonete é ótimo mesmo!!!
Bjosss

Mah on 12 de setembro de 2012 às 16:37 disse...

Oi Mônica, pode passar o shampoo no cabelo todo depois, o resultado é bom do mesmo jeito.
Obrigada pela visita!!!
Bjosss

Mah on 12 de setembro de 2012 às 16:38 disse...

Oi Fefa, adorei o trocadilho rssss Ele é muito bom mesmo, eu uso 3 vezes por semana e não vivo sem!!!
Bjosss

Moni on 12 de setembro de 2012 às 20:38 disse...

Vou usar esse sabonete, haha. Estou seguindo, muito obrigada pela visita em meu blog. Bjs

Érica Tutty on 19 de outubro de 2012 às 10:56 disse...

Nossa, que legal!!!
Eu não sabia!!!!
Vou testar depois te conto!!!

http://ericatutty.blogspot.com.br/

beijos

Erika Nasch on 13 de novembro de 2012 às 01:14 disse...

Mah, que ótima dica do sabonete de côco! Adoro a granado! Bjks
http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br

Erika Nasch on 16 de novembro de 2012 às 02:25 disse...

Os produtos da Granado são excelentes! Nunca usei esse sabonete, mas quero comprar pra experimentar. Ótima dica! bjkss
http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br

Mah on 11 de dezembro de 2012 às 21:06 disse...

Oi Erika experimente e depois me conte, eu adoro e não vivo sem. Bjsss

Anônimo disse...

essa sua dica realmente foi muito boa.realmente resolvera a vida de muita gente.

Gisele Sobreiro on 20 de dezembro de 2012 às 20:44 disse...

Eii Lindona!!! Seu blog é ótimo, perfeito. Costumo fazer alguns tratamentos no meu cabelo em casa também, tem post novo no meu espaço sobre o tema, me faça uma visita e segostar se inscreve lá!!! Tô inscrita aqui!

Grande beijo!!! ;)

blogdagisobreiro.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Como ninguem me falou isso até hoje? sofro tanto com a raiz oleosa e já usei de tudo e nunca consegui ficar sem lavar os cabelos todos os dias meu sonho e poder lavar um dia sim outro não.

estou correndo na farmacia agora mesmo e vou começar a usar hoje. depois volto aqui contar o que achei.
Beijos e muito obrigada

Unknown on 6 de março de 2013 às 13:37 disse...

Olá! Eu simplesmente amei seu Blog viu, tem dicas ótimas de cabelos que com certeza vou testar no meu cabelo também! rsrs Estou seguindo seu Blog e curti a página da Face para acompanhar as novidades. Beijos.

Milla's World
http://myllaworld.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Oi! Que blog maravilhoso! Amei essa postagem sobre óleos. Eu pretendo usar o de coco, pois estou com muita queda de cabelo e pouco crescimento há mais de um ano. Tenho a raiz e o os fios muito secos e tenho uma dúvida, após usar o óleo de coco posso lavar e hidratar meus calbelos usando uma linha de cosméticos antiqueda a base de jaborandi e alecrim? Ou vc acha desnescessário, e por tanto posso usar outra linha de produtos só com a finalidade de hidratar mesmo????????? Aguardo sua reaposta ok! Bjm

Fabrício disse...

Bom, acho q serei o único homem a comentar. Mas me sinto honrado com isso e provo q homem também se cuida sem perder a masculinidade.

Quero parabenizar pelo blog q além de arrumado é bem objetivo.

Eu há 12 anos venho tratando minha dermatite com muitos produtos. Testei diversos mas sem um resultado eficaz, apenas momentâneo.

Depois de ler em um outro blog sobre os benefícios do óleo vegetal de jojoba decidi comprar. Porém nao sabia como aplicá-lo e após outra pesquisa encontrei seu blog.

Agora vou seguir suas recomendações e volto para descrever o resultado. Usarei o óleo e após a pausa lavarei com o sabonete de coco granado.

Obrigado e até mais.

Unknown on 15 de abril de 2013 às 09:52 disse...

Olá tudo bem com você?! Estou passando por aqui para avisar e convidar você e as suas leitoras a participarem de um

sorteio que está rolando lá no Blog! Serão sorteados 12 lindos produtos de maquiagem e o resultado sai dia 11/05!
Confiram e vejam os detalhes no link: Sorteio

Beijos tenha uma boa semana!

Blog Milla's World | Facebook | Twitter

Mah on 23 de abril de 2013 às 22:48 disse...

Anônimo
Eu acho que o uso da linha de jaborandi seria ótima para continuar o tratamento contra a queda após o uso do óleo de coco.
Fabrício
Fiquei muito feliz com seu comentário, acho muito importante a preocupação dos homens com os cabelos. Boa sorte no tratamento de sua dermatite, se tiver qualquer dúvida pode mandar email que eu te ajudo. Fique a vontade para comentar sempre que quiser.

Henrique Almeida disse...

Oi Mah,gostei muito do post.Meu couro cabeludo é super oleoso chega a ficar brilhando tanto o couro cabeludo quanto os cabelos,eu usando o sabonete resolverá esse problema que me incomoda muito.Queria uma dica de shampoo.Parabéns pelo blog.!bjussss.

HELO on 24 de maio de 2013 às 13:15 disse...

gostaria de saber como retirar estes residuos tipo caspa uma seborreia em cabelo muito seco

Mah on 27 de maio de 2013 às 16:08 disse...

Olá Henrique, o sabonete de coco com certeza ajudará a controlar a produção de sebo, já que suas glândulas sebáceas estão produzindo em excesso. O melhor shampoo para cabelos oleosos que já usei é da marca Alpha Line, ele tem menta, que refresca, limpa e ajuda a manter o cabelo limpo por mais tempo.
Olá Loly, seria interessante você dar uma olhada aqui no blog no post que fala da Terapia Capilar para o couro cabeludo, tem óleos capazes de remover a caspa e a seborréia, e ainda ajudam a tratar os fios, como o óleo de ricino e de jojoba. O óleo de ricino é ótimo para caspa e o óleo de jojoba consegue desintoxicar o couro cabeludo por ser semelhante ao sebo do couro cabeludo. Se você quiser usar o sabão de coco, basta proteger o comprimento com condicionador ou óleo vegetal.

Unknown on 20 de agosto de 2013 às 18:18 disse...

Olá gostaria de saber se pode passar no cabelo todo ou só na raiz ? adorei sua dica bj

Jaqueline disse...

Oi Mah,amei o post e adoreeii o resultado, meu cabelo é extremamente oleoso, mas depois que usei esse sabonete de coco da Granado, "minha vida mudou" .rsrs meu cabelo ficou ótimo. Adeus oleosidade!! Muitíssimo obrigada pela dica. Super BjOooss

Anônimo disse...

Obrigada. Usei sabão de coco que utilizamos para lavar roupa e ressecou muito. Esse sabonete da granado é ótima opção e é 2 em 1,lava cabelo e pele.

Renata disse...

Ola! Gostei muito do post. Meu cabelo é muito oleoso, entao comprei o sabonete e fiz o teste, coforme você ensinou. Amei! A raiz ficou bem soltinha, tudo bem limpinho mesmo! Aproveitei e lavei meu rosto tambem, ficou otimo! Obrigada!

moises disse...

ola me dis uma coisa o modo de usar vale o msm para o homem tbm,deixar fazer uma expuma e colocar sobre o cabelo seco isso msm grato

Mah on 4 de novembro de 2013 às 17:04 disse...

Olá Mônica Cuppola, pode ser nos fios tb, mas se eles forem mto ressecados ou tiverem química eu não aconselho. Mas caso vc queira utilizar para uma limpeza profunda dos fios, antes de lavar passe um condicionador para proteger, ou após o uso do sabonete de coco utilize um shampoo hidratante nas pontas. Bjs
Olá Jaqueline, que bom que vc gostou da dica!!! Fico mto feliz!!!! Bjosss
Olá Anônimo, realmente o sabão de coco para roupas é agressivo para os cabelos e a pele, esse da granafo é ótimo!! Bjss
Olá Renata, nada melhor que uma raiz de cabelo soltinha e limpa. Que bom que vc gostou da dica!!! Bjsss
Olá Moises, lave seu cabelo normalmente, molhe a cabeça toda, espume o sabonete nas mãos e aplique essa espuma nos fios, lavando como se utilizasse um shampoo. Bjsss


 

SOS DO CABELO Copyright © 2011 Design by Ipietoon Blogger Template | Ugg Boots Sale | web hosting